COVID-19 é uma doença infecciosa causada pelo novo coronavírus SARS-coV-2. Os sintomas mais comuns são: febre, tosse seca e dificuldade para respirar, os quais aparecem gradualmente e geralmente são leves. A transmissão costuma ocorrer no contato com infectados, por meio de secreções, como gotículas de saliva ou contato indireto com superfícies contaminadas. Vale lembrar que muitas das pessoas não apresentam sintomas, mesmo assim transmite a doença. Segue abaixo algumas orientações para prevenção do Coronavírus:
Higienizar as mãos com água e sabonete/sabão antes das refeições, após tossir, espirrar ou usar o banheiro. Quando não houver sujidade visível, pode-se usar álcool em gel a 70%.
• Evitar tocar os olhos, nariz ou boca após tossir ou espirrar ou após contato com superfícies;
• Não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal;
• Aplicar a etiqueta respiratória: proteger com lenços (preferencialmente descartáveis) a boca e nariz ao tossir ou espirrar para evitar disseminação de gotículas das secreções. Na impossibilidade de serem usados lenços, recomenda-se proteger a face junto à dobra do cotovelo ao tossir ou espirrar;
• A pessoa que apresentar febre abaixo de 37.8°C, tosse e espirros deve permanecer em casa, em repouso com boa alimentação e hidratação. Atentar à presença de febre acima de 37.8°C que persiste por mais de 24 horas e desconfortos respiratórios como cansaço e dificuldade para respirar. Se estiverem presentes, procurar um serviço de saúde e seguir recomendações médicas; • O uso de máscaras por indivíduos sadios é recomendada.
• O distanciamento social deve ser mantido, ficando em casa se possível, e evitar receber visitas, principalmente pessoas de outras cidades.
• EVITE AGLOMERAÇÔES!
Dirce Reis, 22 de maio de 2020.